Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Freedom Call

         Freedom Call é um banda de Metal Melódico alemã formada em 1998 pelo baterista Dan Zimmermann, do Gamma Ray.
          Chris Bay e Dan Zimmermann se conheceram em 1988, nessa época Dan tinha uma banda cover chamada "China White". A banda estava à procura de um novo vocalista, e Chris era perfeito para o China White, para fazer um bom trabalho na cena cover do sul da Alemanha. Desde então, Dan e Chris começaram a tocar juntos em algumas bandas cover (Lanzer, por exemplo) durante alguns anos. Mais tarde cada um acabou seguindo seu caminho, mas finalmente encontraram-se novamente.
          Os dois viviam querendo ter sua própria banda juntos, até que em janeiro de 1998 seu sonho se tornou realidade: Chris convidou Dan para escreverem algumas músicas juntos e, por fim, acabaram tendo idéia muito promissoras. Então eles começaram a juntar suas idéias e gravá-las. No início de 1998 Dan tinha muito tempo livre, já que o Gamma Ray fez um longo descanso e no verão tocou apenas em alguns festivais.
          A combinação entre os dois era muito harmônica e, após algumas semanas, eles acabaram sua demo-tape de 6 músicas. Charlie Bauerfeind - Dan e Chris já o conheciam há alguns anos - foi escolhido para produzir as músicas juntamente com Dan e Chris. Ele escutou a demo e gostou muito das músicas. Eles mostrou a demo para algumas gravadoras e todas respostas foram positivas.
          Na mesma época a banda foi completada com Ilker Ersin no baixo e Sascha Gerstner nas guitarras. Chris e Dan viram Sascha no começo de 1998 tocando em várias bandas cover no sul da Alemanha. Eles ficaram impressionados com sua técnica precisa e variada e convidaram-no imediatamente para entrar na banda. Ilker era um músico de confiança e muito empenhado. Inclusive Chris tocou com ele na banda Moon Doc por alguns anos.
          No verão de 1998 outras 5 músicas foram acabadas. No outono de 1998 contratos com gravadoras da França, Japão e Alemanha foram assinados e o Freedom Call começou a ensaiar todas músicas. Dia 2 de janeiro, um mês após o Freedom Call ter sido fundado, as gravações do seu primeiro álbum "Stairway To Fairyland" começaram e duraram dois meses e meio.
          Dia 25 de maio a banda tocou pela primeira vez ao vivo, como banda de abertura para o Angra e o Edguy em Gênova, Itália.
          A turnê pela França foi um grande sucesso e na votação da revista Hard Rock (da França) o Freedom Call ficou em segundo lugar na categoria revelação do ano de 1999. Durante o verão de 1999 a banda tocou sozinha em alguns shows e festivais como o Wacken or Cologne (no Pop Komm, junto com o Savatage). O resto de seu tempo a banda gastou escrevendo novas músicas.
          No final de agosto o Freedom Call começou a gravar o mini LP "Taragon", contendo 5 faixas: Uma versão cover de "Dancing with tears in my eyes" da banda Ultravox, novas letras numa nova versão de "Stairway to Fairyland", a faixa bônus japonesa "Kingdom Come" e uma nova versão de "Tears of Taragon", com Biff Byford, vocalista da banda Saxon, narrando o conto de Taragon (Tale of Taragon, encontrado na primeira página do encarte de "Stairway to Fairyland") Em novembro de 1999 Freedom Call fez 17 shows na Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Suíça como banda de abertura para o Saxon, durante a turnê "Metalhead". A reação da platéia sobre a atuação do Freedom Call foi muito boa.
          Logo após a turnê com o Saxon o Freedom Call preparou-se para entrar no estúdio novamente para gravar o segundo álbum, chamado "Crystal Empire". Dia 17 de dezembro de 1999 as gravações da bateria começaram em Hamburgo. Toda produção durou até metade de setembro de 2000. Houve várias paradas entre as gravações para que a banda pudesse tocar em alguns shows e festivais, como o em Fulda com o Edguy, em Bourges (França) com o Stratovarius e Rhapsody of Fire, em Pratteln (Suécia) com o Saxon, U.D.O., em Bolonha (Itália) com o Gamma Ray e o Labyrinth.
          Em outubro de 2000 o Freedom Call foi convidado para ser a banda de abertura de Hammerfall e Virgin Steele em sua turnê chamada "Renegade World Crusade" em 2001, de 10 de janeiro até 28 de fevereiro.
          No começo de 2001 o Freedom Call fez 40 shows por toda Europa: Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Holanda, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, Hungria, Eslováquia, Polônia e França.


Integrantes:

Vocal e guitarra - Chris Bay
Guitarra - Lars Rettkowitz
Baixo - Samy Saemann
Bateria - Klaus Sperling


Discografia:

Álbuns:

Stairway to Fairyland 1999
Crystal Empire 2001
Eternity 2002
The Circle of Life 2005
Dimensions 2007
Legend of the Shadowking 2010


EP:

Taragon 1999


Ao Vivo:

Live Invasion 2004
Live in Helvetia 2011


Single:

Silent Empire 2001



Site: http://www.freedom-call.net/

MySpace: http://www.myspace.com/callforfreedom

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96247

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Freedom-Call/15424060865



Músicas:

Stairway To Fairyland - Over The Rainbow




The Circle Of Life - Kings & Queens




Legend Of The Shadowking - Kingdom Of Madness




Videos:

Legend Of The Shadowking - Thunder God




Freedom Call - We Are One (Raismes Fest - France)

Nenhum comentário:

Postar um comentário